Entrevista com Janaina Rico.

Confesso, quando ouvi falar de Janaina Rico e comecei a acompanha-la nas redes sociais, tinha um certo preconceito contra ela, seus livros e suas atitudes. Foi no início do blog, se não me engano, e uma escritora que tem sua vida tão aberta ao público e fala e trata a sexualidade e sensualidade feminina como um assunto comum causa uma certa polêmica,! Mas essa é Janaina, alguém polêmica que não se silencia diante de nada. Alias, é isso e muito mais. E admito, um dia quero ser como ela, capaz de derrubar tabus criados pela sociedade e mudar pensamentos, ser capaz de apenas com palavras mudar o mundo a minha volta! E é lógico que eu tenho que apresentar essa mulher fabulosa a vocês.

"Você sempre quis ser escritora? O que te motivou a seguir essa carreira?" 
Na verdade, eu não me imaginava escritora. Quando criança queria ser atriz, esse sim era o meu grande sonho. Mas, as letras me dominaram.  
   
"Como surgiu a ideia dos livros ‘Ser Clara’, ‘Cartas para um pai’ e ‘Apimentando’ ?” 
O Ser Clara foi de tanto conversar com as minhas amigas, quando eu tinha vinte e poucos anos. Queria colocar no papel aquelas histórias que vivíamos. Isso sem contar que eu lia muito romance estrangeiro e queria ler alguma coisa com a realidade brasileira.  
O Cartas para um pai surgiu de repente, numa tarde de frente para o mar em João Pessoa. Foi algo mágico.  
Já o Apimentando, eu estava conversando com minha sobrinha e minha mãe, e tivemos a ideia juntas.  

"Quanto tempo demorou o processo de escrita desses livros? Qual foi o momento mais difícil?" O mais demorado foi o Ser Clara. Eu não tinha compromisso com editoras, estava escrevendo apenas para me divertir. Levei mais de três anos brincando com ele. Já com os outros eu já tinha prazo, então tudo ficou mais acelerado. O mais difícil sempre é colocar a palavra "fim". Sempre acho que dá para escrever mais alguma coisa.  

"Você tem algum hábito enquanto escreve?" 
Tomar café e estar em silêncio total.    
"Como foi escolhida a editora?" 
Eu sou uma pessoa de sorte, pois fui convidada pelas Editoras. É algo raro, mas acontece. Só a primeira edição do Ser Clara que eu sofri aquele processo tenebroso de enviar para um monte de editora e levar um monte de não! (risos) 
"A maioria dos escritores tem um outro escritor como modelo de exemplo. Você também tem um? Se sim, qual e por quê?" Martha Medeiros. Ela escreve muito bem! 
 "Qual seu livro favorito, e por quê? Ixi, são tantos. Tenho medo de dizer um e depois me arrepender.  
 "Quais são seus planos agora?" 
Livros, livros e mais livros.  
 "O que você tem a dizer a quem tem acompanhado sua carreira literária e está ansiosa para os seus próximos livros?" 
Muito obrigada! Sem vocês eu não seria nada! 

Nenhum comentário

Olá, obrigado por deixar seu recado.
Assim que tiver tempo te responderei.
Beijos. :)