A culpa é das estrelas.


A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.
Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar. Mais informações em: www.aculpaedasestrelas.com

Resumo: Hazel Grace Lancaster é um adolescente de dezesseis que sofre de um tipo raro de câncer que a impede de levar uma vida comum. Mas quem pensa que ela vive uma vida triste e melancólica está enganado, mesmo com todas as lutas, a jovem garota arranja motivos para rir de sua própria doença. Mas se tem algo que ela odeia são as reuniões do Grupo de Apoio para Crianças com Câncer. Porém será uma dessas reuniões que ela conhecerá o excêntrico e irresistível Augustus Waters, um rapaz de dezessete anos que é chamado de sobrevivente, pois aparentemente vence o câncer. Junto os dois mergulham numa comovente história de amor que te fará rir, chorar, e pedir pelo amor de Deus para que seja mais um clichê adolescente e no final se surpreenderá.
Personagens: Hazel Grace Lancaster tem dezesseis anos e tem câncer de tireoide com metástase nos pulmões. Pelo modo que é descrita, Hazel é muito bonita, tem olhos verdes, pele clara e cabelos extremamente curtos. É uma leitora voraz, fã de ANTM, e fã número um do escritor Peter Von Houten. Por incrível que pareça, Hazel não quer ser conhecida, muito menos ser conhecida por sua doença. Você verá várias vezes ela debochar de sua doença, e rir de si própria, é uma menina bem humorada e inteligente,  com pais super protetores que quer que ela viva uma vida normal, mesmo que ela não seja normal.
Augustus Waters é um rapaz de dezessete anos que sofria de osteossarcoma.  Por estar em remissão a mais de um ano, ele acaba sendo um dos considerados "sobreviventes". Mas antes de "desaparecer" a doença lhe levou uma perna, graças a isso ele anda com uma prótese, o que em algumas parte do livro você verá ele agradecer, já que graça a isto ele não pode jogar basquete, o esporte que jogava para agradar o pai, porém não si agradava. Gus, como é chamado pelos íntimos, é alto, magro, porém musculoso. Segundo Hazel, tem o sorriso mais cafajeste que o próprio andar. É um rapaz inteligente, extremamente bem humorado e que tem seu modo próprio de ver a vida, cheio de metáforas, adora mostrar que nem tudo é o que parece.
Isaac é um garoto de dezessete anos, no início do livro é descrito com um garoto esguio, de rosto magro e cumprido, e cabelos loiros curtos e lisos, já para o meio é descrito como um rapaz de cabelos castanhos e cacheados. Mesmo com essa confusão de descrição, Isaac é um dos personagens mais cativante de toda obra. Ele sofre de um tipo inacreditavelmente improvável de câncer ocular, após perder um olho, ele acaba tendo que retirar o outro pelo mesmo motivo. Ele é apaixonado por Mônica, sua namorada nem um pouco sincera, e isso acaba revelando o pior e o melhor de sua personalidade. Isaac é sincero, fala tudo o que pensa e sente, não tem tato para as coisas, e faz amizade facilmente, graças a esse dom ele se torna melhor amigo de Hazel.
Peter Von Houten é o escritor favorito de Hazel, e com certeza o homem mais cruel que existe. Depois sua crueldade é explicada, mas até isso acontecer você tem todo o direito de insulta-lo. Confesso, ele é meu personagem favorito! Sua sinceridade assombrosa mostra uma verdade que muitos não tem coragem de dizer, e isso me fez amar esse personagem como se o conhecesse.
Principais cenários: O Grupo de Apoio para Crianças com Câncer, localizado literalmente no coração de Jesus, é o grupo que a mãe de Hazel a obriga a frequentar. É um lugar onde todos ali falam e despejam seus medos e incertezas um nos outros. É justamente nesse lugar que ela conhece Isaac e Gus, e é neste lugar que eles se despedem.
A casa de Gus é outro principal cenário, segundo Hazel é um típico lar de família, bem mobilhado, porém cheio de frases de encorajamento, que segundo os pais de Hazel servem para incentiva-los a seguir em frente.
Minha opinião: Faltam-me palavras para descreve-lo! A escrita de John Green é fraca e deixa muito a desejar, mas o enredo, a história em si, o desenvolvimento dos personagens, principalmente de Hazel, são perfeitos. Confesso que pela maravilha que disseram ser este livro, esperei ser uma história maravilhosa, bem escrita, emocionante. E fui com uma sede imensa ao pote. Não. A culpa é das estrelas não é o melhor livro que li na vida, mas está entre os melhores. Mesmo com todos os erros gramáticas e de concordância (Que garanto, não são poucos!), John Green mostra que a vida nem sempre é da forma que desejamos, abordando um tema do nosso cotidiano, ele mostra como Hazel lida com a única certeza que ela tem na vida, a certeza que irá morrer! Hazel e Gus me ensinaram muitas coisas, principalmente que não podemos adiar o inevitável! Isaac me fez notar que nem tudo é tão ruim como parece, e que a vida é bela demais para perdermos tempo com tão poucos problemas. Repleto de metáforas e frases que te fazem refletir, esse é um livro que me marcou de uma forma magnifica! 
O que mais se destaca no livro: O desenvolvimento dos personagens! Hazel e Gus foram muito bem desenvolvidos, e por um livro narrado por apenas um, ele REALMENTE só tem a visão do narrador, o que me fez agradecer aos céus.


"Eu recomendo A culpa é das estrelas, mas lembre-se: Tenha a mente aberta ao lê-lo e saiba que nem tudo é um mar de rosas."

Nenhum comentário

Olá, obrigado por deixar seu recado.
Assim que tiver tempo te responderei.
Beijos. :)