Saga: Jogos Vorazes.

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Resumo:
Jogos Vorazes.
Panem, localizado na America do Norte, não é um país justo. Não existe democracia ou direito iguais, as pessoas são divididas por distritos, e alguns distritos tem mais privilégios que outros. Para o distrito 12, só resta o privilégio da vida. Em meio a pobreza, a família Everdeen luta para sobreviver, o pai fora morto em uma explosão nas minas, a mãe vive em estado catatônico, presa a uma dor que não consegue lidar, e as filhas, Katniss e Primrose, lutam com garras e dentes para viver da melhor maneira que podem. Katniss é uma adolescente de dezessete anos que protege a mãe e a irmã e faz o que pode para dar a elas o que precisam, mas tudo está prestes a mudar. Os 74º Jogos Vorazes está para acontecer, e, o maior pesadelo de Katniss está para acontecer, o nome de Prim é sorteado. Só há uma coisa a se fazer quando a sua única razão de viver é sorteada para morrer em uma arena, se oferecer como tributo. Katniss, então, entra numa batalha para sobreviver, e salvar o seu único amigo na arena. Ela só não contava com os desafios que lidaria lá dentro.
Em chamas.
A garota em chamas está de volta, mas dessa vez não está só. Após vencer o 74º Jogos Vorazes, e, inconscientemente, desafiar a Capital, Katniss vive em um trem, indo de distrito em distrito na turnê da vitória. Algumas pessoas a odeiam, outras a amam, mas ela não se importa, a única coisa que lhe importa é convencer o Presidente Snow de que ela não é um problema. Mas, internamente, a revolução acontece, os distritos estão se rebelando, as pessoas estão começando a lutar, e tudo o que Snow teme está acontecendo, a população de Panem encontrou esperança o suficiente para lutar. Em uma última tentativa de se impor, ele anuncia o 3º massacre quaternário, que ocorrerá na 75º edição dos Jogos. Quem serão os tributos? Ninguém mais ninguém menos que os vencedores dos distritos. O caos e o desespero se instalam, mas isso não é o suficiente para apagar as chamas que incendeiam Panem, o que Snow não sabe é que se os tributos queimarem, ele também queimará.
A esperança.       
Após explodir a arena, Katniss volta, mas dessa vez está no extinto distrito 13. O desespero a invade quando descobre que fora traída por seus amigos, quando descobre que enquanto lutava para mostrar a Snow que não era uma ameaça, seus amigos, tributos, a usavam como tordo, o símbolo da revolução. Com Peeta, Johanna, Enobaria e Annie reféns da Capital, só lhe resta abraçar a revolução. Ela só não contava que ao assumir seu posto e desafiar, abertamente, a Capital, a vida dele e dos que ela amava entrariam em jogo. Pela primeira vez, nós três livros, ela se sente em dúvida, entre Gale, que sempre esteve ao seu lado, e Peeta, que a amou como ninguém, mas antes que ela possa decidir por si, Snow coloca as cartas na mesa e mostra que há muito tempo essa escolha escapou de suas mãos.

Personagens: Katniss Everdeen é uma garota de 17 anos, bonita, porém suja, mal educada e agressiva. Como ela mesma se descreve, ela é imatura, egoísta, e mortal. Sua marca registrada é o tordo, o símbolo que sua amiga, filha do prefeito, lhe entrega, ela está sempre com o broche e a trança que sua mãe faz tão bem, uma maneira de manter seu distrito perto de si. Katniss tem um instinto maternal que fica claro quando está perto de Prim, porém tudo o que vivenciara a faz odiar a maternidade. Com uma personalidade forte e agressiva, mas maleável, ela se torna um boneco utilizado por ambos os lados. Já Peeta Mellark é ele próprio, engraçado, divertido e encantador. Peeta é tudo o que Katniss jamais conseguirá ser, e isso ela assume. Ele conquista as pessoas, e faz com que elas acreditem nele, mas Peeta tem um defeito que o prejudica muito: Inocência. Ele acredita fielmente em tudo o que lhe dizem, principalmente em tudo o que Katniss lhe diz. Primrose Everdeen é uma menininha pequena e magra, que tem finos cabelos loiros e um sorriso sempre esperançoso, sem notar, ela é o verdadeiro símbolo da revolução, pois tudo o que Katniss faz é por ela. Eu, particularmente, não gosto de Prim, a acho muito infantil e sonsa para a situação, mas ela é uma garota boa, do primeiro ao terceiro livro ela amadurece de forma assustadora, e se torna alguém que faz com que Katniss escolha corretamente.

Minha opinião: Eu sou extremamente suspeita para falar dessa trilogia. No começo, eu fiquei com um pé atrás. Normalmente, livros que são muito amados não são bons, mas esse me surpreendeu. Jogos Vorazes não fala de um romance adolescente, ou de uma guerra, ou de um país horrível, mas fala de tudo isso e muito mais. As críticas sociais estão visíveis a cada momento, desde o simples gesto de Katniss e Gale assumirem sua família, até o modo como Snow mente para o seu país. Fome, pobreza, desigualdade social, trabalho escravo, trabalho infantil, uso de crianças como armas de guerra, ditadura disfarçada de democracia. Será que esses elementos pertencem somente a Panem? Eu acho que não. Nós vemos isso todos os dias, mas muitos de nós preferem ignorar, a maioria dos “tributos” não percebem o verdadeiro significado do livro. “Jogos vorazes” é uma utopia que deveria ser trabalhada nas salas de aulas, sua história é tão bem escrita e real, que deveria ser avaliada por professores de literatura, história e sociologia. Qual outro livro que você conhece que une todos os elementos dessa narrativa? Acho que nenhum. Por isso é tão único, pois esse é o único livro que eu conheço que trata de tantos problemas e ainda traz a baile o comportamento de crianças e adolescentes que são obrigados a crescer rápido demais.    
Uma leitura deliciosa, que vai te prender do início ao fim, te fazer rir, chorar, se apaixonar e repensar sobre a sociedade a sua volta.

O que mais se destaca no livro: A escrita maravilhosa de Collins, o modo como ela brinca com as palavras, o desenvolvimento assustador da história e de Katniss, e o modo como ela consegue passar as emoções de Katniss a nós.  

“Toda revolução começa com uma faísca.” Acho que nunca mais vou conseguir ouvir essa frase sem chorar igual um bebê.

2 comentários

  1. Oi :)

    Eu adoro a trilogia Jogos Vorazes, acho tudo muito bem feito e inteligente. Sou fã assumido. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabe.
      Eu também adoro essa trilogia, é um dos livros que mais gostei de ler.
      Extremamente ansiosa para o filme.
      Beijos.

      Excluir

Olá, obrigado por deixar seu recado.
Assim que tiver tempo te responderei.
Beijos. :)