O silêncio dos inocentes.


Cinco mulheres são brutalmente assassinadas em diferentes localidades dos Estados Unidos. Para chegar até o sanguinário assassino, uma jovem treinada pelo FBI entrevista o Dr. Hannibal Lecter, um brilhante psiquiatra, cuja mente está perigosamente voltada para o crime. Ao seguir as pistas apontadas por Lecter, a jovem se vê envolvida numa teia mortífera e surpreendente. Uma novela policial arrepiante, escrita pelo célebre autor de Domingo Negro. 

Resumo: Buffalo Bill é um dos mais procurados pelo F.B.I. Seu crime? Sequestrar e assassinar de forma brutal cinco mulheres em diferentes locais. O que essas mulheres tinham em comum? Nada além dos quilos a mais.  Sem esperança, a polícia americana decide usar a sua última carta, o Dr. Hannibal Lecter, que apesar de aparentar ser louco é o melhor psiquiatra dos Estados Unidos. Mas como chegar há um homem que se recusou de diversas e cruéis maneiras a se comunicar com a justiça? A resposta está em Clarice Starling, a brilhante estudante do F.B.I. Mas esse caminho é perigoso, a cada resposta que ela retira de Lecter, um pedaço de si é oferecido a ele. Agora, o F.B.I luta contra o tempo para impedir Buffalo Bill de fazer mais vítimas, mas para isso é necessário respostas que só o Dr. Lecter tem, enquanto Starling entra na teia monstruosa que Hannibal criou envolvendo-a, Catharine Martin luta para permanecer viva.

Personagens: Clarice Starling é uma jovem agente da academia do F.B.I, a sua sensatez, inteligência e maturidade a faz ser escolhida para trabalhar com o doutor Lecter, e, mais tarde, ser uma das investigadoras do caso “Buffalo Bill”. Clarice é uma mulher jovem, atraente, e inteligente, os anos que passou em um lar adotivo a fizeram amadurecer rapidamente e temer o fracasso. Determinada a não acabar como os outros Starling’s, ela luta para se destacar em seu serviço, e não desiste até atingir seus objetivos. Porém, o maior defeito de Clarice são suas memórias, apesar de ser focada em seu serviço, ela deixa com que suas memórias se misturem com os acontecimentos, suas emoções se misturam, e, em alguns momentos, ela necessita de muito autocontrole para não demonstrar medo ou raiva. Já o Dr. Hannibal Lecter, apesar de muito parecido com Clarice, é cruel, perspicaz, e extremamente controlado, diferente da personagem feminina, ele jamais demonstra seus anseios, e faz jus ao medo que gera. Educado, intrigante, inteligente, sagaz, misterioso, e muito charmoso, essas são, com toda a certeza, as principais características de Hannibal, apesar de sua história e do medo que ela gera é impossível não se encantar pelo homem inteligente atrás da máscara de hóquei, a vida para o Dr. Lecter é sempre um jogo, ele se diverte em causar medo e confusão, e em notar as emoções das pessoas. Hannibal Lecter é uma mistura de Fera e Príncipe, de um lado é o homem dos sonhos, do outro o monstro que não imagino nem em meus piores pesadelos. Buffalo Bill, ou Jame Gumb, é o nosso querido, temido, odiado, e, por fim, digno de pena, personagem principal, durante o decorrer da trama é impossível desenvolver uma relação com ele, mas traços fortes de sua personalidade são expostos por Dr. Lecter, e por ele mesmo enquanto conversa com Preciosa. Jame é um pobre coitado, digno de pena, que desenvolve transtornos mentais após uma infância traumática, estes transtornos fazem com que o seu caminho cruze com o de Hannibal. Anos depois, quando Jame põe em pratica seu plano mais cruel, Hannibal nota que só há um homem capaz de ser tão cruel, inteligente e tolo ao mesmo tempo para cometer tais crimes, é graças a essa informação que Clarice é posta a frente de Hannibal.

Minha opinião: O que falar deste livro que mal terminei de ler e já quero abraçar o autor e chorar? Como não gostar das ironias de Hannibal? E do jeito silencioso e inteligente de Clarice? Como não sentir pena de Jack Crawford e de Bella? E como não tentar desesperadamente salvar todas as vítimas de Buffalo? E, principalmente, como não desejar dar um tiro na cara de Catharine Martin para ela calar aquela boca e parar de atrapalhar? Essas são as perguntas mais simples que surgiram com este livro. É impossível, principalmente para mim, não entrar em Clarice, não ser Clarice, a cada pagina eu me sentia cada vez mais como ela. Toda a pressão, o desespero por ser boa o suficiente, a angustia para salvar a próxima vítima, e os sentimentos contraditórios que surge em relação à Hannibal, Crawford e Pilcher, como não sentir tudo isso? Realmente, impossível. “O silêncio dos inocentes” não é um livro bonitinho, é um livro cruel, com uma história que poderia ser real, com personagens existentes. A cada página, o medo de se deparar com Hannibal ou Buffalo aumenta, a ansiedade por salvar essas garotas, por salvar Catharine, a cada segundo a sensação de adrenalina aumenta, e você, simplesmente, se torna Clarice Starling. Sim, eu estou apaixonada por esse livro, e por este autor! Seu modo de escrita é cativante, o modo que ele trata de um assunto tão sério, e tão complexo sem tornar a leitura monótona é intrigante, e o modo como ele leva o enredo, é magnifico. Mesmo com a história de Buffalo em destaque, Harris conseguiu desenvolver a vida, memórias e personalidades de outros personagens, sem retirar o foco ou deixar a história cansativa, e isso é algo que eu admiro muito. Não encontrei erros gramaticais ou de concordância, e a história, por mais complexa que seja, não é confusa. Se eu pudesse escolher um livro para todas as pessoas do mundo lerem, eu escolheria “O silêncio dos inocentes”, com toda a certeza.

O que mais se destaca no livro: O modo como ele desenvolveu o enredo e os personagens sem tornar a história monótona ou cansativa. E a construção de um personagem que ao mesmo tempo em que gera repulsa, nos cativa. 


"Nada aconteceu comigo, policial Starling. Eu aconteci. Você não pode reduzir-me a um jogo de influências. Vocês trocaram o bem e o mal pelo behaviorismo, policial Starling. Puseram todo mundo vestindo fraldas morais — nada mais é culpa de ninguém."

Nenhum comentário

Olá, obrigado por deixar seu recado.
Assim que tiver tempo te responderei.
Beijos. :)