Resenha: Coração de Tinta – Mundo de Tinta – Cornelia Funke.




Sinopse:

Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.
É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado Coração de tinta. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente sequestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.



Resenha:
Maggie tem doze anos e mora com seu pai Mortimer Folchart. A mãe de Maggie desapareceu quando ela tinha três anos, e por mais que seu pai lhe conte historias bonitas sobre ela, Maggie acredita que sua mãe a abandonou. Mo – como é chamado pelos amigos e familiares – é um restaurador de livros antigos apaixonado por literatura, paixão que passou para sua filha. Por essa razão Maggie reclama e não entende o porquê de seu pai nunca ler para ela na hora de dormir ou em qualquer outra hora, já que Mo, nunca lê nada em voz alta. É que Mo é um Língua encantada, uma pessoa que tem o dom de tornar real qualquer personagem ou objeto de um livro lendo-o em voz alta, com o preço de algo do mundo real ir para o livro em troca do que veio. Mas ele só descobriu isso tarde demais, quando lia o livro Coração de Tinta para sua filha, os vilões da historia ganharam vida e, em troca, sua esposa foi parar dentro do livro. Desde esse dia, ciente do incrível, mas também perigoso dom que tinha Mo nunca mais leu nada em voz alta e procura há anos, de sebo em sebo, uma edição do livro para recuperar sua esposa. O que Mo não sabe é que Capricórnio esta a sua procura e do livro também, com o objetivo de trazer algo muito mais perigoso e maléfico do que ele e seus capangas. Até que Dedo Empoeirado – um dos personagens trazidos do livro – aparece para Mo. No dia seguinte a visita Mo decide viajar para a casa de tia Elinor. Mas quando Mo é sequestrado por Capricórnio, ela decide que precisa encontra-lo. Com a ajuda de tia Elinor, Maggie vai enfrentar diversos perigos e uma aventura inimaginável.

Opinião:

Coração de Tinta é o primeiro livro de uma trilogia chamada Mundo de Tinta, e é definitivamente um dos melhores livros que li na vida! Se você já viu o filme – SIM, TEM O FILME!- já tem filme nem se compara ao livro! Cornelia escreve de forma doce, fluida, poética. Com personagens fortes e cativantes e um enredo bem elaborado, não tem como despregar os olhos das páginas. Mas mesmo os personagens tendo personalidades tão fortes – até mesmo os secundários – o verdadeiro personagem principal da historia é o “livro”. A forma como ele é descrito, e o jeito como todos os personagens de alguma forma estão atraídos por ele é fascinante! Além disso, o livro tem um diferencial, em todo começo de capítulo tem um trecho de outro livro, as citações nos dão uma dica do que irá acontecer ao longo do capítulo. Super-recomendo, vocês não vão se arrepender.

Algumas frases do livro que me chamaram atenção:

"Alguns livros devem ser degustados, Outros são devorados, Apenas poucos são mastigados E digeridos totalmente."

"(...) Havia luz atrás de três janelas no andar superior. Será que Mo estava lá? Meggie escutou dentro de si como se pudesse encontrar a resposta lá. mas o medo foi a única coisa que ela ouviu das batidas de seu coração. Medo e preocupação.”
  “– O que tem de mais nisso, princesa? – ele perguntou em voz     baixa – Por acaso você sabe como a sua história termina?”

" Existe algo mais belo neste mundo do que as letras? Sinais mágicos, vozes dos mortos, peças de mundos maravilhosos, melhores do que este. Elas consolam e espantam a solidão. São guardiãs de segredos, arautos da verdade..."

" Talvez atrás da história impressa haja uma outra, muito maior, que se modifica como acontece no nosso mundo. E talvez as letras não nos revelem mais do que aquilo que vemos quando espiamos pelo buraco de uma fechadura. Talvez elas sejam somente a tampa de uma panela que contém muitas coisas além das que podemos ler."

" "Todas, todas as letras são importantes!", ela pensou. " Deixe-as soar, retumbar, sussurrar, crepitar, estrondear." Então ela começou a ler."


2 comentários

  1. Oi Anna, tudo bem?

    Acho que devo te agradecer, pois finalmente encontrei uma resenha que me deu vontade de ler o livro. Ele está aqui na estante faz quatro meses e agora me convencei e irei pegá-lo para ler. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, fico muito feliz que você tenha gostado de ler a resenha e que ela tenha te convencido a ler o livro! Prometo que você não irá se arrepender. Obrigado por comentar *-*

      Excluir

Olá, obrigado por deixar seu recado.
Assim que tiver tempo te responderei.
Beijos. :)